On Thu, 22 Jun 2006 21:32:52 -0300, Claudio F Filho <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Agora sim! Fizeste a pergunta para quem de fato devem responder.. Vejamos
> se teremos alguma resposta.
Relendo, vi q ficou estranha esta resposta. Vamos ao texto longo.

A pergunta deve ser feita ao autor. O q ele quer? Ele quer colocar em domínio
público? Quer deixar apenas para consulta SEM replicação? Quer distribuir? Quem
decide isso é ele, afinal, ele q gerou àquele material.

Num segundo momento, é necessário ver qual é a meta q se deseja buscar.
Compartilhar? Compartilhar permitindo lucro? Compartilhar e permitir modificar,
mas SEM LUCRO (de terceiros)? O q se quer? No caso da comunidade do
BrOffice.org, primamos pelo compartilhamento do conhecimento, de forma q todos
possam acessá-la, modificá-la e distribuir. Qdo envolve algum produto vendável,
com lucro direto ou indireto, aí acho mais q justo contatar o autor e ver o q
ele acha.

Voltando ao comentário inicial, é o autor q irá decidir licença, método de
distribuição, e outras decisões q envolvem a publicação de um material. A tua
questão tem sido, em todo o momento, se nós "vamos permitir" q o autor use um
CC q *não permite venda ou distribuição em material pago*, e se estamos de
acordo com isso. A resposta direta disso é: SIM, estamos de acordo com este
licenciamento, tanto q está escrito lá no projeto a anos!

"mas com isso vc barra isso, aquilo, aquele outro!" - Sim. De acordo! Mas faço
uma analogia: posso instalar o Open/BrOffice.org num computador? Claro! Posso
RECUSAR a licença do Broo ? Claro (novamente)! Então posso instalar o Broo SEM
aceitar a licença? Claro...q não!! Aceitar a licença é uma OPÇÃO tua. Se
aceitar, tem o direito a usar, senão, nem instala.

Da mesma forma, o autor tem direito a não aceitar este licenciamento? Claro! Da
mesma forma, tb tem q aceitar as condições de distribuição q usamos. Isso é
ruim?? Claro q não (novamente)! Nada impede de vc fazer um material e
distribuir sobre a BSD. Nenhum problema! da mesma forma q não haveria nenhum
problema de eu, como um editor, jogar em uma revista todo o teu trabalho,
respeitando a licença, e colocando nas letras minúsculas o teu nome, e no dia q
tu me ligasse, nem para dizer um obrigado precisaria, pois a licença me permite
pegar o teu material e vender sem te dar a menor satisfação.

Tudo é uma questão de gosto, escolhas e responsabilidade por estas escolhas.

Claudio