Salve

utilizo altq desde 2002.... E a filosofia do altq foge (em bastante) do dummynet.....

mesmo pq o dummynet nao aplica diretamente um QOS e sim uma priorizacao de pacotes :)

no dummynet vc tem apenas 1 forma de controle de banda que eh o w2fq

no altq vc tem VARIAS formas de controle de banda (dentre elas as mais usadas sao hfsc, cbq, wfq) porem existem muitas outras.....

Particularmente minhas necessidades se enquadram + em cima do hfsc devido ao seu sistema de QOS nao apenas em servicos mas tb entre os ips do mesmo filtro.

A uniao PF + altq venho usando a pouco tempo.... porem fiquei pasmo com o PODER que a uniao destas ferramentas trouxa.... eh simplesmente desumanow :)

tem uma otima explicação do funcionamento do PF + ALTQ em

http://www.openbsd.org/faq/pf/queueing.html
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/firewalls-pf.html
http://www-2.cs.cmu.edu/~hzhang/HFSC/main.html
http://www.devguide.net/books/openbsdfw-02-ed/rules.txt

espero ter auxiliado

Christopher Giese - SkyWarrior
[EMAIL PROTECTED] - www.bsdux.com.br

Samuel Almachar escreveu:

Srs,

Venho pedir help aos Gurus, já utilizo a algum tempo o IPFW com DUMMYNET
para controle de banda, e funciona que é uma maravilha....

Estou tendo dificuldades em fazer algo que faço com facilidade com IPFW
usando PF/ALTQ.

Como fazer para controlar banda, individualmente por ip/host, similar o que
fazemos com o pipe do IPFW???

Ex. ipfw pipe 20 config mask src-ip 0x000000ff bw 250Kbit/s queue 20Kbytes

Desde já,

Grato.

Samuel Almachar