Bem, inicialmente é bem fácil instalar o PostGreSQL no seu FreeBSD.
Coincidentemente, estou postando um tutorial mais a noite no site do
bsdsul - http://bsdsul.gnx.com.br , reportando passo a passo a
instalação dos principais bancos (mysql e postgres).
Recomendo voce dar uma lida assim que eu postar o artigo.

Att.

Mauro.

Mauro Paes Correa
Consultoria Integrada