Vc tem razão, mas veja o meu caso. Eu tenho dois sistemas: um PC rodando FreeBSD e um Mac rodando Mac OS X. Então eu tenho os dois rodando Unix e nada de Windows -:) Pra quem como eu usa Mac há 10 anos, realmente não dá pra levar os Linux, FreeBSD, ou qualquer outro Unix like no desktop a sério, mas eu não me preocupo com isso. O PC com Free é pra estudar, então nem tem X instalado nele. E por que não? Porque não funciona! No Free 5.0 não funcionou a instalação, no 5.1 tb não. O 5.2.1 não funcionou nem no boot! Daí veio o 5.3 e o X não era instalado no processo padrão de instalação, mas à parte. Só que aí eu já tinha ficado com síndrome Windows da instalação do X no Free. O que é síndrome Windows? É a total, absoluta e completa falta de confiança num sistema. Toda vez que o Windows trava (usei Wuindows antes do Mac e em algumas empresas em que trabalhei...) vc perde um pouco a confiança de que aquele troço funciona, depois da enésima tela azul, vc passa a concordar com o Linus Torvalds quando ele diz que aquilo é uma colcha de retalhos que não tem conserto. Depois de ver 3 vezes, em 3 versões diferentes, o maldito instalador do X no Free falar que não conseguiu gravar não sei que arquivo, eu desisti. Mesmo porque eu sou newbie, o que eu quero é fazer as coisas na linha de comando. E, sinceramente, quem tem Aqua não precisa de KDE (que além de tudo trava que é um saco, e dá-lhe síndrome Windows de novo!). Por conta disso, depois de todas as distros Linux que testei, a melhorzinha é o Ubuntu mesmo com o Gnome, mas todos esses desktops Linux ou Free estão anos luz do Windows (que não dá pra usar porque é um lixo e por questões político-ideológicas que não vem ao caso) e do OS X (que dá pra usar e pra quem conhece unix, não é por nada não, mas vc abre o terminal e o BSD tá lindão lá) como máquinas desktop. O problema é que não tem Mac a preço melhor no Brasil, bla, bla, bla. Com essa história de Mac x86, quem sabe daqui alguns anos nas empresas tenhamos PCs rodando OS X nos desktops e servidores rodando Linux/Free/Open/Net/Whatever. Descobri sem querer que sigo a filosofia KISS: FreeBSD pra mim é bem simples, eu logo e vou estudando as man pages e o vi -:)

[]'s
Georges