tar e gz :D

Eu já fiz uma "imagem" de uma instalação da seguinte forma (a mais
simples de todas, na verdade) e que se baseia em como o próprio
freebsd faz o base.tgz :D

É tão simples que dá raiva...

O que eu fiz foi:
1 - Instalação Mínima do FreeBSD
2 - Instalação de todos os softwares que eu precisava
3 - tar e gz da raiz toda.

Depois, nas outras máquinas:
1 - instalação mínima
2 - descompactação do tgz que eu fiz a partir da raiz
3 - configuração da máquina individual (às vezes é preciso editar o
fstab, pois os hds estão particionados de maneira diferente, mas
basicamente, era edição do rc.conf, configuração da parte de rede e
só)

Acredite ou não, foi o mais simples que eu já consegui fazer, pois eu
usava o espaço livre do hd para instalar. O Dump e restore exigem que
os hds sejam da mesma capacidade, ou a partição seja exatamente igual,
enquanto deste jeito você consegue fazer com qualquer particionamento
que vc tenha definido, já que o tar ao descompactar o arquivo vai
colocar na pasta correspondente, independente da partição.

Boa sorte