Junior,

> Caros colegas, desculpe a inexperiência, mas eu queria saber quando e
> como é que eu sei que eh necessário fazer um "upgrade" (buildworld e
> etc) do sistema??

O momento de fazer um upgrade do sistema se da pela necessidade
do seu negócio.
Por exemplo: Você roda um serviço no servidor e saiu uma vulnarabilidade
no sistema que afeta tal serviço.
Neste caso seria coerente atualizá-lo.

Particularmente, para sistemas em produção eu prefiro fazer uma nova
instalação começando do zero, e não atualizá-lo via cvsup.
Isto porque já tive problemas em atualização via cvsup de sistemas em
produção. Apesar de raros, estes problemas realmente dão dor de cabeça.
Uma outra coisa é, por exemplo, se você atualiza um sistema da versão
4.x para a 5.x via cvsup. Você não terá uma partição UFS2, e com isso
não usufruirá do fsck em background, que é um dos avanços da versão 5.

E um outro ponto a ser levado em consideração é que não é legal
ter um sistema muito antigo, portanto, isso também serve como parametro
para saber quando se deve atualizar o sistema.

[]s
Ronan