Bom dia Pessoal.
> Entendi sim Ronan. Só quis complementar, dizendo que a solução com
> FreeBSD/P-100 não faz milagre.  :-D
> servidor
> Por que não??

Acho que a questão maior, ao pensarmos em roteamento, não é o processador em
si, mas sim memória. Comutar pacote de uma interface a outra, um 486 DX4(com
processador matemático tá! Hehehe), faz :)
Mas quando colocamos aí rotas estáticas, pior ainda, qualquer roteamento
dinâmico como o acima, aí sim, a memória vai contar muito.
Considerando que esses Pentium 100 devem usar EDO(é isso? Não me lembro),
que são lentas, isso que prejudica.

Mas lembrando, rotadores cisco não possuem lá os processadores mais rápidos
do mundo, alguns usam motorola :)
A diferença é a memória deles, bem rápida e o IOS, enxuto.

Logo, se formos usar um freebsd em um PC para rotear, acho que temos que
avaliar, além da qualidade das placas de rede, em primeiro lugar, a
quantidade de memória que o PC terá. O processador fica em segundo plano, já
que, com boas placas de rede e memória suficiente, o trabalho dele vai ser
calcular métricas, o que - em uma rede estática - é irrisório.

A propósito, só para deixar comentando, em 2001 instalei um Pentium MMX166
com 64de RAM, em um provedor com 1MB de link, fazendo filtro de pacotes.

Por curiosidade, fui acessar a máquina agora e ela está viva até hoje :)

Isso que é o bacana do FreeBSD, o bom desempenho mesmo com hardware legado -
desde que estável.

Abraços