Nenhum _de_Nos wrote:
> hail,
>
> tenho um servidor deste acima que vez ou outra trava com a mensagem:
>
> IOMMU fault virtual address 0xc19c2000
> panic: pcib: uncorrectable error AFAIR 0xcec54708 AFSR 0x4100ff002080000
>
> achei gente que falou que era memoria, mas isso so acontece qd to com
> nfs habilitado, e por motivo bizarro to achando que eh uma maquina na
> rede que faz isso.
>
> isso so passou a acontecer qd este freebsd passou a servir o home via
> nfs, pois ja havia outro compartilhamento mas era somente leitura e
> funcionou sempre bem.

> [...]

Até onde alcança meu conhecimento, as memórias das SUN (desde a série
Ultra2) são ECC (error correction) e, como a IBM chama, "Chip kill"; ou
seja: se der algum problema físico de memória, o 'proprio pente de
memória' corrige o erro e "isola" (desliga) o chip defeituoso do
'address space'.

Cheque o dmesg e verifique se houve uma "diminuição" da memória física.
Caso positivo, *é* erro de hardware; caso negativo *é* problema de
software...

Não lembro exatamente quando (Nov/2005 ??... na época que CURRENT era o
6.0), mas já "rolou" na lista do FreeBSD-Sparc o assunto de diversos
problemas (graves) com NFS... dê uma olhada por lá.

[]s

Antonio Torres