Realmente pode ser isso... mas acredito que ela só fez isso no Rio... aqui
no RN está tudo aberto... no meu server tenho web (80), servidores de email,
vpn, e outro monte de coisas,  e tá tudo liberado.

Pelo que li autenticação envolve GRE, sem GRE não funciona... lembro que fiz
testes em um velox com "roteador" speedstrem 5200 (modo router, não bridge)
e ele não redirecionava o GRE para meu BSD, e NUNCA funcionou... depois de
algum tempo fiz experiência com outro roteador (acho que 5025, não me
recordo agora) e funcionou na primeira tentativa... no roteador eu
redireciono o protocolo GRE e a porta 1723 TCP... atualmente uso MPD na
interligação de dois pontos, conectados 24hs por dia... e velox nas duas
pontas.

Seu problema é muito estranho mesmo, se ele chega a conectar (1723 TCP), mas
não autentica (GRE), certamente o problema é no GRE mesmo.

Você também pode passar essas informações no fórum freebsd-net, o criador do
mpd (Archie Cobbs) participa e sempre responde as questões levantadas sobre
o assunto.

Boa sorte...

--
Welkson Renny de Medeiros