On 9/17/06, Patrick Tracanelli <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> [...]
> do ramo tambem. A propria Asus com aquelas Asrock por exemplo. Nao que
> seja um grande lixo, mas eh muito aquem do que estamos acostumados vindo
> da marca. A asus tambem diminuiu a qualidade de varios modelos de top de
> linha pra baixar o preco, por exemplo as series DELUXE da Asus,
> teoricamente excelentes mas dao problema nas controladoras SATA - e isso
> nao eh do chipset, mas sim capacitores e afins - com cerca de 1 ano de
> uso intenso. Entao o modelo que em teoria seria propicio pra servidores,
> acaba se limitando a um excelente modelo pra uso multimidia residencial.

Placa chula é uma coisa, mas definir o novo padrão de chulo é outra. As chulas
da Asus já são melhores que as PCChips.

E realmente, o segmento de placas chulas deve ser lucrativo. não pelo lucro
em cada placa, que deve ser muito baixo, mas pelo lucro total, devido à grande
venda.

> Acho que a GB foi pro mesmo caminho. As placas excelentes existem, mas
> colocou no mercado um monte de "lixo" mais acessivel. E esses lixo
> vendem que eh uma beleza. Veja por exemplo micros "de loja" como
> Positivo e afins.

O problema é que definiram um novo patamar de "lixo".

> Isso tem o lado bom, logico. Em 2005 um milhao de familias brasileiras
> adquiriram seu primeiro PC. Se nao fossem por esses hardware meia-boca
> de baixo custo e vendidos com prazos a perder de vista, o acesso a
> tecnologia seria menor.

Como falei antes, isto vende muito e dá um lucro total alto.

> E o lado ruim. Desses PC todos, quantas dessa 1 milhao de familias
> poderiam rodar FreeBSD em seus PC, se quisessem? hehe... quem tiver um
> desses PC de supermercado pode fazer um teste e ver ate onde o sistema
> flui e onde ele para e por exemplo, postar no site da FUG :-)

Estas placas da Gigabyte e a da Asus que citei rodam.

O FreeBSD roda bem, até a contoladora de som é reconhecida. E a de vídeo
estou usando como VESA.

> Entao acho que as MB que compraram no seu trampo, sao dos modelos "mais
> em conta" da GB. Modelos top ainda existem :-)

Façam coisas baratas, mas sem exageros. A BIOS desta placa não tem 2
recursos importantes, que a Asus e até a PCChips tem. Foi isto que me
revoltou.

Abraços,
    João Rocha.

http://www.goffredo.eti.br