Cara... em primeiro lugar, praticamente tudo que roda no linux roda no
free, por exemplo:

gnome
kde
openoffice
gaim
inkscape
gimp
etc.. etc..
Alem do que, vc pode rodar os software que sao para linux no free, eu,
por exemplo, uso o skype for linux no freebsd e o flahsplugin

Atenciosmente

Mario Augusto Mania <m3BSD>