O problema, Eder, é que pode haver uma diferença de charset usado na
conexão entre o cliente e o servidor mysql.

Normalmente, no módulo php, isto acarreta em aleatoriamente você receber
os dados em latin1 e utf-8, mesmo quando uma tabela está com a opção de
charset em latin1. E o problema continua mesmo depois de mudado o charset
de uma tabela que era utf-8 para latin1. Como disse, não é um problema no
chaset usado pelo servidor, mas sim pela conexão entre o servidor e um
cliente mysql, pois nessa ele tenta fazer uma conversão de charsets. Leia
sobre isto aqui:
http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/charset-connection.html

Este problema aconteceu comigo quando migrei um banco de dados de um
servidor para outro. Como o charset da tabela não foi alterado, não era
para ocorrer este tipo de problema. E a única diferença entre um servidor
e outro era que o charset padrão usado nas conexões era diferente (latin1
no antigo, utf-8 no novo).

A única coisa que fez os resultados de queries serem consistentes foi
certificando que ambos os binários (cliente e servidor) usavam o mesmo
charset padrão para conexões. E infelizmente isto fica compilado com os
binários, não fica em um arquivo de configuração. Senão não precisaríamos
de ajustar esta opção ao compilar o mysql, certo?

Então, me desculpe, mas listar os charsets disponíveis para as tabelas não
resolveria o problema do nosso amigo da lista.

Até,

Rafael.