gethostbyname escreveu:
> Nunca mexi com postfix, mas vamos vou dar minha contribuição:
>
> Seu email está codificado em UTF-8, mas há uma linha no cabeçalho da
> mensagem dizendo o contrário:

Vc quer dizer o arquivo que está no mailbox?
Em qual momento ele é codificado em UTF-8? Quem faz isso?

Perfeito. Quem colocou essa linha foi o MUA que gerou a msg, certo?
> Se quem ler o seu email, enterpretá-lo como UTF-8, os acentos estarão
> legíveis; caso contrário, não.
> Eu sugiro a você verificar seu MUA e configurá-lo para exibir e escrever
> mensagens com o *charset iso-8859-1 como padrão*.

Mas está assim. O MUA que escreveu a msg (thunderbird) é o mesmo que eu
quero ler a msg, mas ela insiste em
voltar (lida da caixa postal via IMAP) codificada em UTF-8.

Dúvida: quem não está interpretando a linha:

e insiste em gravar no disco e disponibilizar para o MUA em UTF-8?