Joao Rocha Braga Filho escreveu:

> Desista do DAT. Não vale a pena. Compre uma unidade USB externa para
> HD, e coloque um HD grande. Faça os backups nela. Sai ao mesmo preço
> que a fita, e muito mais barato se contar o curto de cerca de 1500 reais da
> unidade de fita.
>
> O HD é mais rápido, mais seguro que a fita, pode fazer backup de vários
> computadores simultaneamente. Se a máquina for multiprocessada, e
> tiver sistemas de arquivos discos separados, pode fazer o backup deles
> simultaneamente. Cabe mais do que a fita. Etc.
>
> Compare os preços das unidades de fita, das fitas e dos HDs no site Boa Dica:

> [...]

João,

Infelizmente as "velhas" fitas de backup ainda são as melhores maneiras
de se armazenar um backup...

Derrube esse seu HD e me conte o que você conseguiu recuperar dele depois...

A solução de backup em HD é mais barata que a solução de fita e tem
algumas vantagens na recuperação dos dados (acesso direto X acesso via
dump/restore-tar-cpio), mas tem as desvantagens de ser um hardware
relativamente complexo (e cheio de defeitos) quando comparado a fita.

Dat tem o dds-4 que faz backup de 20/40G o que eu acho bem pouco. Depois
tem as DLTs (160/320G), Ultrium/LTO (220/440G e agora 400/800G com 432GB
de transferencia/hora).

As DLTs custam aproximadamente R$12000,00 (mais R$250,00 cada fita), dá
pra comprar um um bocado de hds...

A Sony inovou com o AIT que tem um chip (acredito que deva ser alguma
coisa do tipo do memory stick) em cada cartucho e que armazena o TOC do
backup, assim na hora de restaurar não precisa ler a fita toda até achar
o TOC no fim do backup :)

Att.
Luiz