Em 29/08/07, João Carlos Mendes Luís<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> [...]
--SNIP--

> Faltou o noatime...
---SNIP---

> [...]
>
> 1) Se houver algum problema com o softupdates (durante muito tempo ele foi
> considerado experimental, hoje não é mais o caso), o sistema consegue pelo
> menos
> bootar para rodar o fsck.
> 2) O softupdates demora para liberar o espaço livre quando voce remove um
> arquivo.  Quando voce faz um upgrade, troca todos os binários do raiz, e pode
> não ter espaço livre para isso.
>
> Além disso, o raiz não deveria ser escrito com tanta frequencia.  Alguns
> admins
> mais paranoicos montam ele read-only, para voce ter uma idéia.

Ok. Imaginei que tivesse um bom motivo para o instalação do free já
não ter feito isso.

> Me diz qual que eu compro agora!!!
>
> Meu disco IDE mais rápido é um Seagate SATA 250G com NCQ.  Ele faz 60MB/s em
> modo cru, ou seja, "dd if=/dev/ad0 of=/dev/null bs=32k".  Se abaixar os 32k
> para
> 1k ou 512, fica mais lento que isso.

Fazendo esse teste consegui uma velocidade de 55MB/s. To vendo com o
pessoal da lista freebsd-scsi  e falaram que 55MB/s é uma velocidade
decente.. Apesar de eu achar um pouco baixo tudo bem...

> [...]
> 15000RPM, faz diferenca!  Além disso, o tagged queueing ajuda muito quando
> estamos falando de acesso do sistema operacional, com vários processos
> simultaneos.
>
> De qualquer forma, 300MB/s está longe do que seria medido pelo sistema
> operacional.
>
> Segunde este artigo:
>
> http://www.wwpi.com/index.php?option=com_content&task=view&id=983&Itemid=87
>
> Minhas medidas para o SATA estão de acordo com as dele.  E ele fala que um SAS
> chegaria a 90MB/s em acesso cru.  Então, não conte em copiar um CD em 2

Vou desistir do disco. Vou considerar a velocidade que alcancei boa e deu.
Já vou postar mais informações. Pra minha surpresa o squid volta a ficar lento.

> Manda o dmesg todo...

Vamos esquecer isso por enquanto...

Muito obrigado!

Att.