Bom dia!

Para minha surpresa migrei  os usuário hoje pela manhã e a lentidão
voltou a dar sua cara.
Como essa thread já está se tornando bastante extensa vou resumir o
que foi feito até o momento para que possamos recapitular:

Compilei um kernel novinho no dia 29. Com as opções passadas pelo
Flavio Alexsandro, que foram essas:

Configurações no Kernel:
               - Comentar options      SCHED_4BSD              # 4BSD scheduler
               - Adicionar options     SCHED_ULE               # ULE scheduler
               - Comentar options      INET6                   # IPv6
communications protocols
               - Incluir:
                       options SYSVSHM #SYSV-style shared memory
                       options SYSVMSG #SYSV-style message queues
                       options SYSVSEM #SYSV-style semaphores
               - Incluir conf para SMP:
                       options SMP                     # Symmetric
MultiProcessor Kernel
               - Incluir conf para HZ e Polling:
                       options HZ=2000
                       options DEVICE_POLLING # Soft intrrupt's
               - Incluir conf para I/O assincrono;
                       options VFS_AIO
               - Incluir conf de shared memory e msg segments:
                       #
                       options MAXDSIZ=(4096UL*1024*1024) # Conf para 4Gb
                       options MAXSSIZ=(256UL*1024*1024) #  E aqui vai pra 128
                       options DFLDSIZ=(4096UL*1024*1024) # 4096 tb!

                       ##
                       # Message Queues [Based on Squid FAQ]
                       ##
                       option MSGMNB=262144 # Number of bytes in a queue
                       option MSGMNI=128 # Need to be at least 2 times
the number of
cache_dir entries in the squid
                       option MSGSSZ=256 # Size of the message segment
in a queue
                       option MSGTQL=16384 # Number of max queue
identifiers versus 128
messages per queue (is the high mark of performance of messages per queue)
                       option MSGSEG=2048 # Number of messages segments
                       #
                       ##

                       ##
                       # Shared Memory [Based on Squid FAQ]
                       ##
                       options SHMMNI=256 # The half of the message
queues at least [1 for
each cache_dir]
                       options SHMALL=65536 #
                       options SHMMAX=(128UL*1024*1024) #
                       options SHMSEG=128

       E para encerar no meu squid tenho configurado/sugiro:
               - Cache Dir
                       cache_dir diskd /usr/local/squid/cache/cache1
5120 16 256 Q1=128 Q2=100
                       cache_dir diskd /usr/local/squid/cache/cache2
5120 16 256 Q1=128 Q2=100

               - Sendo que utilizo como cache replacement:
                       cache_replacement_policy heap LFUDA

               - E para memory replacement:
                       memory_replacement_policy heap GDSF

               - Para memory in transit, usaria:
                       cache_mem 1536 MB

               - Sugiro como Low and High mark memory swap:
                       cache_swap_low 65
                       cache_swap_high 80

               - Sugestao de configuracao de memoria:
                       maximum_object_size 64 MB
                       minimum_object_size 0 KB
                       maximum_object_size_in_memory 2560 Kb

A única coisa que não funcionou foi o ULE scheduler. Tive que deixar o 4BSD.
Aproveitei pra comentar suporte a hardwares que eu nunca vou usar como
firewire, impressora USB, mp3.. enfim.

Além disso ativei o soft-updates na partição /cache. Que melhorou o
desempenho de escrita no disco amplamente. Medido usando systat -v

Pensei ser problema no disco, mas como dito no e-mail anterior, falei
com o pessoal da lista freebsd-scsi e me reportaram que a velocidade,
de 55MB/s medida, é decente.
Então acredito que possamos descartar problemas no disco.

Bom. é assim que eu tenho o meu sistema rodando hoje.

Hoje pela manhã, cheguei cedo, sem sono, já havia tomado café!! ;-)
Mudei o IP do registro PROXY para apontar para meu servidor BSD. Em
questão de segundos já chegavam os primeiros usuários. Passados cerca
de 15 minutos. A lentidão começou a mostrar sua horrenda face. 5
minutos depois o google demorava.

squidclient mgr:info
 Infelizmente perdi a saída dele com ctrl+c e ctrl+v da vida. Mas
lembro que me retorno 70 clientes.

Isso já é motivo de alegria pra mim. Como eu havia constatado logo no
início do problema esse número era em torno de 55.

Infelizmente não sei mais o que pode ser feito. Vou montar o cache com
noatime, mas já não to conseguindo acreditar em milagres hehe. A
propósito, alguém tem o contato de um bom pai de santo?! vou expulsar
os encostos desse servidor heuahua brincandeira a parte to perdido.

Se pelo menos conseguirmos constatar que o problema não é relacionado
com o Free e sim única e exclusivamente com o SQUID eu parto pra lista
deles e encerro aqui.

--
Att.
Lutieri G. B.