Realmente o uso de Vpn é a melhor escolha para tornar segura sua rede ...
nao use chaves WEP até 256 pois são "facilmente" quebradas ... para vpn use
com chaves criptograficas, quanto maior o número mais seguro, porém um pouco
mais lento ...

no site da FUG tem um tutorial ensinando como usar o OpenVPN é tranquilo
fazer a sua configuração e depois integrar a rede com máquinas windows ...
se é que vai ser windows =)