On Thu, 27 Sep 2007 17:18:41 -0300
Igor <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Esse software formata os disquetes em algum filesystem que nem o linux
> (ou freebsd) nem o windows reconhece.
>
> Gostaria de acessar esses dados no disquete para automatizar o
> processo de geração de listas de usinagem, mas para isso preciso
> acessar os arquivos no disquete.
>
> Queria algumas dicas/sites onde indicassem pelo menos o inicio pra
> conseguir acessar esses dados... fazer um dump do disquete e ver se no
> meio consigo achar alguma informação importante.
>
> Imagino que eles tenham utilizado alguma filesystem já existente, pois
> [...]

Dá uma olhada no tipo de partição usada no disquete, com o fdisk (já
sugerido).  Exemplo:

        # fdisk -sv /dev/ad1
        /dev/ad1: 232581 cyl 16 hd 63 sec
        Part        Start        Size Type Flags
           1:          63    78124977 0x83 0x00
           2:    78125040   117434205 0xa5 0x00
           3:   195559245    23053275 0xa5 0x80

Outra possibilidade é ser FAT, mas das antigonas (FAT12 ou alguma
outra).  Windows, até onde eu me lembro, não suporta mais elas (talvez o
95), e acho que no Linux também.

E por último, é possível sim que seja um formato proprietário.  :)
Nuns CNCs que usei, não tinha o que fazer.  Em outros dava pra fazer via
RS-232.  Ainda assim era mais fácil transmitir via RS-232 do que digitar
direto na máquina.  :)

--
Ricardo Nabinger Sanchez                   [EMAIL PROTECTED]