On Dec 6, 2007 9:55 PM, Alessandro de Souza Rocha <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> [...]
> 192.168.18.3
> /sbin/ifconfig eth1:4 192.168.19.1 netmask 255.255.255.248 broadcast
> 192.168.19.7
> /sbin/ifconfig eth1:5 192.168.20.1 netmask 255.255.255.252 broadcast
> 192.168.20.3
> /sbin/ifconfig eth1:6 192.168.24.1 netmask 255.255.255.252 broadcast
> 192.168.24.3
> /sbin/ifconfig eth1:27 192.168.72.1 netmask 255.255.255.248 broadcast
> 192.168.72.7
> /sbin/ifconfig eth1:28 192.168.73.1 netmask 255.255.255.248 broadcast

Bom, entendi seu esquema, mas estou tentando tratar algumas coisas
antes de chegar na rede final onde fica o cliente.

Vou tentar montar +/- como está minha rede:

Router com telecom

|*

|--Router 1
|              | - Router cliente 1
|              |
|              | - Router cliente 2
|              |
|              | - Router 1.1
|                                | - Router cliente 5
|                                |
|                                | - Router clientes acesso
|
| - Bridge 1
|
|               | - clientes de acesso
|                                                                      |

| - Bridge 2
|
|               | - clientes de acesso
|                                                                      |   .....
|
| - Bridge N
|
                | - clientes de acesso

|--Router 2
|              | - Router cliente 3

|--Router 3
|              | - Router cliente 4

|--Router N
|              |- Router cliente N

Bom, seguindo o desenho acima, o "Router com telecom" vai repassar os
blocos de acordo com as necessidades de cada segmento de rede meu.
Exemplo: o cliente 4 precisa de um bloco /25, então o "Router com
telecom" passará esse bloco para o Roteador 4. O cliente 3 precisa de
um bloco /29, então o "Router com telecom" passará esse bloco para o
Roteador 3.
Agora no caso do cliente 1 e 2, recebe um bloco de acordo com as
necessidades/contrato, e pode haver expansão de mais clientes. Então
designei um bloco /24 do "Router com telecom" para o Roteador 1, e o
roteador 1 faz a divisão do bloco /24, dando um /29 para o cliente 1 e
/28 para o cliente 2, assim por diante.

A maioria destes roteadores não tem algumas das funções que preciso,
como controle de banda (efetivo), controle de MAC, em alguns dos
casos... Então eu precisaria, de inicio um controle de banda mais
efetivo, controlando 1024K para o cliente 4, 2048K para o cliente 1,
6144K para o cliente 3, assim por diante... 10240K para o "Router
cliente acesso" (este sim faz a redivisão de banda para os clientes de
acesso). Observe, mesmo eu ter citado o contole de MAC, a minha
preocupação no momento é o controle de banda para blocos de rede.

Então pensei em colocar um bridge (marcado com *) para controle de
banda entre o "Router com telecom" e os Router N.

Então aí fica a questão no roteamento de um bloco /24 para um roteador
de nivel mais baixo (Router 1) e este fazer a divisão (/29, /28...),
sendo que o controle de banda é antes deste ponto na estrutura. Ou
seja, para um controle total e efetivo, é necessário o bloco já estar
divido exatamente, ou posso tratar o controle de banda para um bloco
/29 (cliente 1) no bridge que está num segmento que o bloco roteado
ainda é /24.

Caso isto não seja possivel, terei que fazer a divisão de blocos no
"Router com telecom" e gerar muitas entradas de roteamentos nos
Routers...