Amigo, sugiro que use o default do BSD, atualmente UFS2.

Sempre funcionou perfeitamente e continua funcionando sem nenhum problema.
Se quiser comparações com sistemas de arquivos do Linux, que disponibilizam
diversos sistemas de arquivos, um pior que o outro, ou melhor dizendo, 1 um
pouco melhor que o outro, onde na realidade ninguém consegue definir qual
realmente é melhor (na minha opinião o ReiserFS é o melhor), acho que
deveria procurar no google um comparativo porém, acho que isso não seria
relevante já que o BSD não os suporta para instalação, somente para
montagem, então se for usar BSD, não deveria levar em conta nenhum dos
sistemas de arquivos Linux para sua máquina, somente para um disco removível
e/ou secundário.

Em minha opinião pessoal, eu não utilizaria um sistema de arquivos Linux
para armazenar meus arquivos no BSD. Com o UFS2 posso contar com checagem de
blocos na inicialização, segurança de gravação de dados quando existe pane
elétrica, ACL no Samba (algo simplesmente show!!!), etc.

No Linux já perdi as contas de quantas vezes o SO não subiu depois de um
reset ou falta de energia.

Detalhe, nem comento se for falar de NTFS e MSDOSFS.

[]'s

Vinicius Maia