2009/1/25 Otacílio de Araújo Ramos Neto <otacilio.n...@ee.ufcg.edu.br>

> [...]
> especiais)
> que

> proposta
>
> Não é que a proposta tenha falhado, como você deve saber, algorítimos
> hash podem ser alimentados com qualquer elemento de um domínio
> infinito e mapeiam em uma imagem finita. Não precisa ser matemático
> para saber que nesse caso a um elemento na imagem correspondem
> infinitos domínios. A força do algorítimo está em quão difícil é criar
> colisões propositais (li na Winkipédia). Até onde sei o problema do
> MD5 é que é muito mais fácil do que se pensava criar colisões

Concordo, mas considerando apenas o dominio das senhas digitáveis não acho
ingênuo acreditar que seja impossível duas senhas gerarem o mesmo hash, pelo
menos isso não ficou claro ser possível no texto e ainda não estou
totalmente convencido da fragilidade do algoritmo, mas também não boto mais
a mão no fogo por ele, hehe.

Talvez na verificação de arquivos algum infeliz possa pisar na agulha do
palheiro, e para isso usam sha em complemento, mesmo assim não tive notícia
de ter havido coincidência, caso houvesse seria manchete na Globo!!

> dita
> bruta

> original

> Não é preciso recuperar a mensagem original, é preciso apenas
> recuperar um dos elementos do domínio que gere o hash.
> E além disso, como o algoritimo mapeia de um domínio infinito, é
> impossível para todas as imagens recuperar os  seus respectivos
> domínios, já que mesmo que alguém na imagem fosse decodificável, dada
> a natureza da função, alguém não vai ser.

É nisso que quero acreditar, que o outro elemento seja tão esdrúxulo que não
sirva. Ainda assim, isso que você falou é válido também para qualquer outro
algoritmo, por isso ainda não entendi direito a preocupação do Celso com
ele...

> Para descontrair advinha o que aparece se voce colocar esse hash
> 103eb0bde30758b0ee13b421bf49a044
> em
> http://md5.rednoize.com/

Esse site parece fazer o famoso ataque do dicionário, verifique você mesmo:

MD5 ("Otacílio") = fff9b9b90a81d24b2099b5a5b0e7f93d
MD5 ("Cleyton") = e0069d654875f7f32f90da7263e6c8e6
MD5 ("folha1") = e0c8fec14e1260f33a417ee4b1056d1a
MD5 ("FreeBSD") = a3dc630729e463135f4e608954fa6e19

Além do que, segundo o próprio site acertou apenas 27,6% das consultas mesmo
conhecendo a origem.

Duas recomendações: Senha forte e muito cuidado com o master.passwd é
descuidar disso que compromete o sistema.

Abração.