Realmente não ficou claro, deixe-me explicar.

O ideal era funcionar com Motorola nextel, que intragrupo é gratuito o SMS.
A nextel removeu o serviço de mensagem via email, daí esta necessidade. Mas
nenhuma solução até agora que vi, suporta os modelos mais antigos da
Motorola com Nextel.

Daí há Nokia E62 GSM disponível, mas a versão do symbian não é suportada.

Para testes estou usando um Sony Ericsson, particular, de outra operadora,
mas se der certo o caminho será comprar um novo para isto, mesmo tendo
outros nextel e E62 parados. :)

Mas tudo bem, é querer demais que funcione 100% com uma porção de partes
avulsas NE.