Bem, eu conheço pouco de Debian (eu uso Slackware e uma distro menos
famosa, o Draco) e sou iniciado em FreeBSD faz alguns meses. Mas acho
que posso falar um pouco do rumo que o Debian tomou neste sentido.

O Debian já estava com este projeto faz um bocado de anos. Em termos
de utilidade, IMHO é quase zero: só prova que o debian é uma userland
tão bem construída que o kernel passs a ser um mero detalhe :P
E, caso algum dia o Linux caia no limbo (difícil, pois é "patrocinado"
por empresas poderosas como a IBM), ou aconteça uma catástrofe, o
Debian estaria em uma posição mais confortável.
Mas, na real, o NetBSD faz isso há muito mais tempo, com o seu pkgsrc
(que roda até em Windows!).

Quanto às vantagens e desvantagens, bem... eu concordo com a parte
técnica. O FreeBSD sempre foi mais bem organizado que o Linux(kernel),
e "é feito com carinho". Mas o Linux ficou violentamente mais famoso.
E isso é muito ruim...

Quanto à userland, as duas são de boa qualidade, apesar de
incompatíveis (prova disso: o X11 usa um ' makefile maker' pra portar
entre diferentes makes!). Não fosse a questão de licenças, acho que
nem teria sentido discutir sobre userland.

No fim das contas, eu queria ver como é que o pessoal de TI que não
conhece o FreeBSD mas ama Debian vai reagir a essa notícia...

P.S.: o iptables é tosco! O pfsense suite é bem mais legal! (flame mode off!)