Otacilio,

Vamos lá, in line dessa vez...

> Um software sem um objetivo, sem um problema e sem um nicho eh só um
> monte de printf um atrás do outro. Mas acredito que tem gente que
> escreve código porque gosta mesmo. É só lembrar da primeira versão do
> kernel do Linux. Não que o cara vá escrever um software para nada,
> escreve porque precisa e porque gosta mas onde poderia usar uma
> solução paga também.

É claro que tem gente que escreve software porque gosta, mas dai o cara tem
um emprego para pagar as contas do mês e escreve software nas horas vagas, é
como você comentou, um hobby, não mais do que isso.

Realmente se faz muito software open-source na faculdade (para colocar em
pratica aquilo que se aprende), mas dificilmente você ve esses softwares
sobreviverem os 5 anos depois do termino da faculdade, pq ? Porque como
comentei software parado se desatualiza e não tem mais utilidade e manter um
software custa e custa muito tempo e dinheiro (o pessoal na faculdade muitas
vezes tem parte do seu tempo disponível - até as contas começarem a
chegar...).

> Agora viver dos benefícios eh o que eu acho complicado. É só olhar
> para Sun, com o java, netbeans, eclipse, mySQL e sendo comprada pela
> Oracle.

Não acho que o exemplo da sun seja válido, não sabemos se os problemas dela
são todos por conta do open-source (que eu saiba o negócio da sun são os
diversos hardwares que ela fabrica e vende). O próprio MySQL nunca foi
totalmente livre, sempre existiu a versão comercial, paga com recursos
extras e a licença (a antiga pelo menos) não permitia o uso do MySQL
open-source para aplicações comerciais (que nunca era respeitada).

> As coisinhas que faço para o opensource eu faço sem expectativa de
> retorno financeiro. Faço porque gosto. Gosto de ver as coisas
> compilando, linkando, juntando um monte de software diferente para
> formar um grande sistema. Mas faço isso como hobby. Agora, trabalhar
> sem cobrar e ainda esperar retorno financeiro por isso eu só vejo esse
> tipo de coisa com o pessoal de computação (sem querer ofender).

Pode ter certeza que ninguem trabalha de graça, nem relógio! E esperar
retorno pelo que se fez de graça é burrice ;)

> Para
> mim o opensource existe porque tem tanta matéria prima no mundo
> (cérebro e computador) e tanto fornecedor (programador) que o preço
> caiu tanto que virou opensource. Para o cara escrever um software para
> o pessoal de TI precisa dos programadores, dos computadores e do
> conhecimento. O conhecimento em informática é muito barato de
> conseguir (um boy saindo da faculdade escreveu um kernel de SO) e se
> dá problema é muito barato consertar (faz um patch e roda novamente).

Concordo que uma das razões do opensource é o excesso de matéria prima
(conhecimento) que precisa de uma maneira de se expressar além daquela na
qual você é obrigado a produzir (no seu trabalho por exemplo).

A maior parte dos desenvolvedores não estão desenvolvendo algo que
gostariam, mas como bons funcionários cumprem com as suas obrigações para
com os seus contratantes.

E nesse caso o opensource é a valvula de escape para o que se quer.

Agora não concordo que esse excesso barateou o custo da tecnologia a esse
ponto, o windows por exemplo, continua custando caro (pra mim) e assim
também todos os serviços profissionais de TI (se as empresas continuam
pagando caro pelo windows, porque não pagar bem os outros serviços de TI ?).

Embora eu conheca quem, como você citou, criou um pequeno SO na faculdade,
isso são apenas exemplos e servem para demonstrar conhecimentos especificos
(assembler, sistema de boot, sistema de arquivos) e nunca vi isso se tornar
em nada mais util do que isso, até porque não passam de exemplos e os
envolvidos detem apenas parte do conhecimento realmente necessário para um
sistema desse tipo.

Isso fica claro no desenvolvimento do FreeBSD, você vê hackers dos mais
diversos tipos e nenhum deles detem o conhecimento total sobre o sistema,
cada área conta o expertise de um (ou alguns) desenvolvedor(es) em especial.

> Agora em engenharia, onde alguém precisa ser responsabilizado quando a
> máscara do circuito VLSI de 1milhão de dólares tem uma falha, o avião
> cai ou a barragem estoura, aí sim pessoas precisam ser
> responsabilizadas pelas falhas e fica complicado usar um negócio que
> nas primeiras linhas fala que "use sob sua conta e risco". Tudo bem,
> tem muita coisa boa ( FreeBSD :) ) mas vai explicar isso para um
> acionista que só entende e só está preocupado em ganhar dinheiro.

O que conta para as empresas não é o nome do software (ou a licença -
primeiras linhas) mas sim a sua funcionalidade e é por isso que existem
sistemas opensources reconhecidos, não por ser de graça, mas por funcionar
(e muito bem) assim como acontece com o FreeBSD.

Quando você poe esse "use por sua conta e risco" isso é na verdade a sua
proteção, para evitar que você seja processado quando a barragem se romper
porque o email de aviso foi bloqueado no sistema que você desenvolveu. O
desenvolvedor não pode se responsabilizar pelo uso que é feito do código que
ele disponibiliza gratuitamente (embora isso pareça lógico para nós, um
presidente ou o juridico de uma empresa pode não pensar assim).

Agora não pense você que trocar o "use por sua conta e risco" por um windows
vai lhe trazer qualquer garantia extra, se você ler a documentação do seu
sistema você verá que a propria microsoft também se exime de qualquer
responsabilidade causados e/ou decorrentes do uso de seus sistemas.

Não adianta você querer instalar windows ou seja o que for no seu avião, se
ele cair (e ele vai cair ;)) você o fez por sua conta e risco.

Para empresas o que se vende são soluções, onde se avaliam os riscos
envolvidos (falhas do seu sistema, do sistema da empresa, falha humana,
falha de terceiros, etc) e são estudadas as alternativas e/ou meios de
minimizar os riscos (há lugares onde sempre haverão riscos, mas estes
precisam estar sob controle - gerenciamento de riscos) e não podemos ou
mesmo conseguimos vender ideologias baratas (como essa de opensource -
software "na faixa" para as massas) o que realmente importa é a SOLUÇÃO
do(s) problema(s).

Procure bons programadores para um projeto (normalmente não se escreve
software sozinho, quase sempre há uma equipe envolvida) e depois me diga se
os valores cobrados estão perto de ser "open-source" =)

[]'s
Luiz