2009/5/28 Luiz Otavio O Souza <lists...@gmail.com>:
> Otacilio,

> O que conta para as empresas não é o nome do software (ou a licença -
> primeiras linhas) mas sim a sua funcionalidade e é por isso que existem
> sistemas opensources reconhecidos, não por ser de graça, mas por funcionar
> (e muito bem) assim como acontece com o FreeBSD.

Não é só a funcionalidade. Conheço uma multinacional de tecnologia que
usa Linux em todas as suas workstations. Só que uma versão paga e bem
paga. Mas tem equipe própria para manutenção nas máquinas então não dá
nem para dizer que pagam pelo suporte.

> Quando você poe esse "use por sua conta e risco" isso é na verdade a sua
> proteção, para evitar que você seja processado quando a barragem se romper
> porque o email de aviso foi bloqueado no sistema que você desenvolveu. O
> desenvolvedor não pode se responsabilizar pelo uso que é feito do código que
> ele disponibiliza gratuitamente (embora isso pareça lógico para nós, um
> presidente ou o juridico de uma empresa pode não pensar assim).

É a proteção para o desenvolvedor, nesse caso a culpa fica
exclusivamente com o engenheiro.

> Agora não pense você que trocar o "use por sua conta e risco" por um windows
> vai lhe trazer qualquer garantia extra, se você ler a documentação do seu
> sistema você verá que a propria microsoft também se exime de qualquer
> responsabilidade causados e/ou decorrentes do uso de seus sistemas.

Isto eu realmente não sabia.

> [...]
> ele cair (e ele vai cair ;)) você o fez por sua conta e risco.
>
> Para empresas o que se vende são soluções, onde se avaliam os riscos
> envolvidos (falhas do seu sistema, do sistema da empresa, falha humana,
> falha de terceiros, etc) e são estudadas as alternativas e/ou meios de
> minimizar os riscos (há lugares onde sempre haverão riscos, mas estes
> precisam estar sob controle - gerenciamento de riscos) e não podemos ou
> mesmo conseguimos vender ideologias baratas (como essa de opensource -
> software "na faixa" para as massas) o que realmente importa é a SOLUÇÃO

Não é bem assim, os acionistas dormem muito mais tranquilos sabendo
que a solução utilizada foi feita pela hipermegacorporation sei lá das
quantas do que por uns caras que nunca se viram pessoalmente e
trabalham pela internet nas horas vagas.

> Procure bons programadores para um projeto (normalmente não se escreve
> software sozinho, quase sempre há uma equipe envolvida) e depois me diga se
> os valores cobrados estão perto de ser "open-source" =)

Os valores postados nessa lista ultimamente não tem agradado muito. =)