> Olá.
>
> Interessante que você resolveu, neste caso ele pegará então a rota mais
> específica e usará para sair por aquela interface?

[SNIP]

Bom-dia Renato :D

Essa é a premissa do roteador, a qual o FreeBSD cumpre muito bem. Porém,
quando com router_enable habilitado no /etc/rc.conf e a interface interna
com aliases, algumas rotas são deliberadamente apagadas[1],
impossibilitado seguir um destino, resultando em[2]:

arplookup failed xxx.xx.xx.x failed: host is not on local network
arpresolve: can't allocate route for 192.168.xxx.xxx

Alguns usuários encontraram como solução colocar uma interface para cada
subnet[3], o que, no meu caso, é impraticável (hoje com 400 aliases). Há
até quem apenas comentou[4] a mensagem de erro, tapando o sol com a
peneira.

Enfim, está solucionado o problema. Só não habilitar router_enable quando
com alias na interface e ser feliz :)

[1]Absolute BSD - The Ultimate Guide to FreeBSD (Michael Lucas, p. 219).
[2]http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2009-07/msg00072.html
[4]http://blog.weithenn.org/2009/05/freebsdkernel-arplookup-ip-failed-host.html

Saudações,

Trober