Caríssimos

Pode ser uma grande besteira o que eu vou falar, mas aconteceu comigo e
pode ser que a causa do seu problema esteja muito longe de onde os
amigos da lista estão imaginando: eu tenho um HD externo da Samsung que
eu não conseguia reconhecer no FrreBSD-8.0 (ele nem era reconhecido
quando espetado na porta USB) e nem quando eu fazia um sysinstall. Por
alguma razão desconhecida, o 7.2-RELEASE o reconhecia (usando o
sysinstall, criei uma partição). No 8.0-RELEASE havia vezes em que ele
era reconhecido e outras não. Perguntei para a lista, obtive várias
sugestões, mas nenhuma resolvia aparentemente o problema. Então,
conversando com um amigo que revende informática, fiquei sabendo que o
cabo USB duplo que acompanha o HD é para ser usado duplamente (ou seja,
as duas pontas USB devem ser ligadas ao micro e em portas USB diferentes
- ou seja, não adianta usar um hub USB que está ligado somente a uma
porta da placa-mãe: uma delas serve para o transporte de dados e a outra
para ajudar na alimentação elétrica do aparelho). Depois que eu passei a
ligar as duas pontas, não mais tive problemas.

Um abraço a todos e Feliz Páscoa

Edu

On 03/31/10 16:23, Alan wrote:
> Acredito que colocando mais informações sobre o hardware fique mais completo
> para ver se não existe um problema com um hardware em específico (fabricante
> placa-mãe, HD).
> Quais opções na BIOS você mexeu?
> Pesquisando no Google "usbd_req_re_enumerate:1553: getting device descriptor
> at addr 2 failed, USB_ERR_TIMEOUT!" aponta para muitos casos e muitas
> tentativas.

Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor at Chemistry Department
Universidade Federal do Parana
Dep. Quimica, P. Box 19081, 81531-990 Curitiba PR / Brazil
phone: +55(41)33613300
fax  : +55(41)33613186