Fabiano

Pelo "tom" do seu e-mail, percebo uma certa frustracao. Porem somente
gostaria de ressaltar que o pf eh simplesmente perfeito para se fazer
        QoS. A unica coisa, eh q eh necessario saber usar a ferramenta. Nao
vou dar o peixe hj, portanto, pesquise por pf+altq de preferencia no
proprio faq do pf, lembrando q o pf do freebsd eh o mesmo do openbsd
4.1 e nao da versao mais atual do open. Quanto a voip, soh gostaria de
lembrar que o protocolo SIP serve somente para sinalizacao. O
responsavel pelo transporte da voz eh o RTP, que nao utiliza portas
tcp e udp fixas como a 5060 do sip, mas sim um range variavel.
Portanto na hora de criar as "regras" colocando os trafegos nas
"queues" faca-o por ip e nao porta. Com isso, te garanto que
funcionara 100%.

M3

Em quarta-feira, 5 de janeiro de 2011,
Nenhum_de_Nos<math...@eternamente.info> escreveu:

> Fabiano,
>
> tens 1Mbps tb de upload ? imagino que se usam p2p controlar upload vai ser
> importante tb. estais controlando upload tb ?
>
> sobre ipfw e pf, acho que se queres somente reservar uma certa banda para
> voip, que nunca será usada para outros fins, com meu (pouco) conhecimento
> de ipfw acho que ele faz mais fácil. mas se vais deixar dinâmico, daí sei
> somente resolver com pf.
>
> matheus
>
> --
> We will call you cygnus,

> [...]