Saudações Sres,
Bom depois dessa penitência de não saber o que estava ocorrendo com o
servidor, obtive uma informação no qual mostrou quem está originando a
falha.
Nos logs do WINBIND, há as seguintes linhas:

[2012/03/09 14:19:04.252853,  5]
winbindd/winbindd_sid_to_gid.c:90(winbindd_sid_to_gid_recv)
   Could not convert sid S-1-5-2: NT_STATUS_NONE_MAPPED

rwinbindd/winbindd_lookuprids.c:126(winbindd_lookuprids_recv)Lookuprids
failed:
NT_STATUS_NO_SUCH_DOMAINwinbindd/winbindd_lookuprids.c:126(winbindd_lookuprids_recv)Lookuprids

failed: NT_STATUS_NO_SUCH_DOMAIN

A primeira linha não tem muita coisa, mais na segunda, demonstra que o
winbind não consegue localizar o dominio.

Alguem saberia me dizer onde o winbind consulta o nome do domínio, é na
base ldap ou na tdbsam ?

Qualquer rumo será bem vindo!!!

Att.