Oi pessoal,

segue como resolvi a questão e alguns detalhes que aprendi, mesmo que
parciais sobre a questão.

O boot do tipo EFI/UEFI é independente da questão do GPT e apenas o EFI era
meu problema.

O que fica no boot EFI aparentemente fica separado e num local independente
do boot normal, legado, chamado aqui no BIOS do notebook de LEGACY boot.

O Windows 8 ficou como originalmente instalado, entrando via boot EFI.
Deixei duas partições (usando gpartd) extras, uma para o Ubuntu e outra pro
FreeBSD.

O Ubuntu reconheceu o EFI e foi instalado com essa opção de boot, mas o
grub não tomou o lugar do boot manager EFI. Pra ele entrar tive ainda que
desabilitar uma opção no BIOS de IntelSpeed ou coisa parecida, que acho que
é o que faz o sistema usar um SSD como cache de disco. AHCI também não
funcionou e usei ATA. Depois de instalado voltei a opção pra original e ele
entra. Estou entrando nele via F12 escolhendo o boot pela Bios, que
reconhece a partição bootável inclusive com seu nome.

O FreeBSD não bootou via EFI, mas bootando via legacy não precisei mexer na
configuração de acesso ao HD. Pelo que achei ele ainda não faz boot EFI nas
versões amd64, que é a que me interessa. Não testei i386, mas parece que
estaria ok: http://wiki.freebsd.org/SummerOfCode2012/IntelEFIBoot

Vou optar então por deixar o BIOS listando tanto as opções de boot EFI
quanto Legacy e vou ter que deixar algo como padrão e usar o F12 para optar
por outro ao ligar o notebook.

O equipamento é um Dell INSPIRON 15 NB CTO 7520 BCC, 3rd gen Intel Core
i7-3612QM 2.10GhZ, AMD RADEON HD 7730M 2GB BCC, Dell SRV Software
1703/1704,7520

Abs,

Carlos E G Carvalho (Cartola)
http://cartola.org/360