Caríssimos(as)

É um tanto embaroçoso confessar, depois de muito tempo usando o comando tar
para comprimir e arquivar diretórios, que eu estou apanhando da sintaxe;

tar -zcvf fontes-10.1.tgz /usr/src /usr/obj

funciona muito bem quando eu arquivo os fontes e os binários gerados em um
atualização (a ideia é replicar isto para outras máquinas, sem ter de fazer
um svn, make buildworld e make buildkernel em cada uma delas). O problema é
que o arquivo gerado é grande (1.2 Gbyte) e engloba os arquivos fontes que
estão no /usr/src/.svn . Como eu não preciso deles nas outras máquinas, eu
gostaria de não incluí-los no fontes-10.1.tgz, então eu digitei:

tar -zxvf fontes-10.1.tgz /usr/src /usr/obj --exclude /usr/src/.svn

e as suas variantes (mudando a posíção do --exclude /usr/src/.svn na linha
de comando). Em todos os casos, os arquivos que estão no /usr/src/.svn
aparecem na tela enquanto o tar está arquivando. Por favor, alguém poderia
dizer-me o que eu estou fazendo errado?

Obrigado pela atenção

Um abraço

Eduardo