Em 21/06/2016 11:12, Alexandre Pina escreveu:
Bom dia, gostaria de saber se alguem usa o freebsd como desktop e se é
recomendável, se sim, como está o suporte a codecs, java e flash.
Tenho um notebook thinkpad t61 e atualmente uso o debian e o arch.

Obrigado

--
Att.
Alexandre Pina

Bom dia Alexandre e colegas,

Utilizo aqui já faz um bom tempo, inclusive em um Thinkpad X220.

Não tenho nenhuma incompatibilidade de hardware. Um dos únicos problemas que existiam estava relacionado com a primeira imagem UEFI da série 10, se não me falha a memória, bem como com a compatibilidade com as partições GPT. De um tempo pra cá, o instalador "reconhece" o equipamento e a BIOS e aplica um patch que corrige o problema e tudo funciona muito bem.

Um outro problema que existia antes da implementação do novo driver console, o "vt", era a transição para os terminais console a partir de uma sessão X.Org (Ctrl + Alt + Fn) ou mesmo o shutdown deste em drivers de vídeo Intel. Hoje está tudo perfeito. Recomendo!

Reitero a indicação do colega acerca do"A FreeBSD 10 Desktop How-to » Cooltrainer.org <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiC-radtrnNAhUCgpAKHdAnD-IQFgghMAA&url=https%3A%2F%2Fcooltrainer.org%2Fa-freebsd-desktop-howto%2F&usg=AFQjCNEUZm_Y-ruE20JsajYhTXEup-gUIQ&bvm=bv.124817099,d.Y2I>", de fato, uma ótima referência, além é claro, do FreeBSD Handbook. Ambos demonstram a implementação dos plugins Flash (via binário linux) e do Java (icedtea-web). Tudo funciona muito bem. O que pega é que, em alguns casos, as soluções de segurança como a do BB, não permitem a utilização do netbanking em função do sistema operacional, mas confesso que nem me preocupei em tentar resolver, tendo em vista a versatilidade da aplicação do app do celular.

Em suma, divirta-se!

Att,

Clayton