Mensagem enviada por: "Jaques Lamac" <[EMAIL PROTECTED]>

Caros amigos da lista,

Achando muito interessante o tema ora desenvolvido, ouso também dar uma
modesta contribuição.

Essa biltaralidade ou binariedade de que nos fala o colega Wladimir de BH,
está presente em toda e qualquer idéia, devendo ser o ponto de partida para
a busca de soluções que, efetivamente, tragam mais paz social.

Para isso, não basta fincar pé a favor de um dos lados ou de algum dos
atores sociais que, por mais correto que possa parecer estar, não será
aquinhoado com solução duradoura, se não hover harmonização com os outros.

Como foi muito bem esclarecido, enxergar mais amplamente e cuidar dos outros
lados da questão é fundamental para que haja benefício real.

Isso também se aplica ao meio ambiente.

Encarar a mudança como parte do cotidiano, parece-me, deve ser a tônica,
nesses tempos de comunicação instantânea. A busca constante e incansável de
aperfeiçoamento é que pode trazer os progressos almejados na direção dessa
maior paz social que a todos interessa.

Estruturas sedimentadas e cristalizadas devem ser repensadas dentro desse
contexto: busca de maior paz social. A movimentação de todos com esse
objetivo certamente fará com que a sociedade caminhe, de fato, para frente.

No tocante à sumula vinculante, em face do descalabro em que se encontra a
nossa Justiça, penso que a obrigatoriedade de seu cumprimento pode
constituir um caminho de progresso.

Aliás, isso já vem ocorrendo na prática.
A AGU já deu exemplo de bom senso ao desistir de teses vencidas e Medidas
Cautelares asseguram a observância de decisões do STF, mesmo liminares, por
todas as instâncias.
Afinal, se o caso desembocará no STF e esse já se posicionou, a insegurança
de decisões em outros sentidos em nada beneficia eis que no final o que
prevalecerá, mesmo, será aquela orientação que já era previamente conhecida.

É melhor um direito errado mas rápido do que a insegurança de décadas para
chegar ao mesmo resultado, também eventualmente errado.

Os Tribunais Superiores dão as linhas mestras. É para isso que eles estão
lá, no ápice da pirâmide.

Mesmo a nomeação dos Ministros, feita com liberdade por um presidente eleito
pelo povo, é de difícil contestação, por mais que possam haver meandros
escusos. A respeito, poderia se pensar numa tríplice ou sextupla oferecida
pelo próprio STF.

Adotada a súmula, a homogenização dos entendimentos, nas matérias cruciais,
orientará melhor os comportamentos precavendo desavenças eis que já seria
conhecido o resultado, em caso de discussão judicial.

A maior estabilidade, assim alcançada, também evitaria fraude e corrupção
pois a orientação final já estaria fixada.

O culto ao individualismo do juiz "natural", cuja liberdade para decidir é
apresentada como garantia individual, na realidade é fictícia se sua decisão
não vier prevalecer, ao final.

Para a Administração em geral que, cá entre nós, abusa e muito do seu poder
"de fogo", protelando, ao máximo, o cumprimento das decisões no afã de
alterá-las nas Superiores Instâncias, será uma orientação segura e
intransponível, ficando rapidamente nítidos os limites toleráveis para sua
atuação.

Portanto, parece-me que a observância da súmula traz em seu bojo uma idéia
importante de pacificação social e deve, por isso, ser prestigiada.

Importante é cuidar para que esteja previsto um mecanismo eficiente de
revisão dessas súmulas de modo a não engessar o pensamento humano que, como
tudo no universo, está em constante movimento.

Alguém mais se aventura?

Jaques Lamac