-----Mensagem original-----
De: Andre Mendonca [mailto:[EMAIL PROTECTED]]
Enviada em: terça-feira, 20 de março de 2001 16:33
Para: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: RE: [java-list] Polimorfismo

Mister M,

Ate onde eu pude ver, muitos autores consideram overloading
um tipo de polimorfismo. Tavez seja uma questao de definicao,
quase como uma preferencia pessoal, que na pratica pouco
afeta a maneira como programamos.

> A capacidade de um objeto decidir qual metodo aplicara
> a si mesmo, dependendo de onde se encontra na hierarquia
> de heranca, e chamda de polimorfismo...

Esta eh a definicao mais conhecida de polimorfismo. Inclusive
eh a unica que eu considerava correta ate o comeco desta
discussao.

> O polimorfismo em uma hierarquia de heranca as vezes eh
> chamado de POLIMORFISMO VERDADEIRO, distinguindo-o do tipo
> mais limitado de sobrecarga de nome que nao eh resolvido
> dinamicamente, mas estaticamente, em tempo de execucao.

Polimorfismo verdadeiro, polimorfismo simples, polimorfismo
(ponto final). Ha outros nomes, provavelmente. Porem, uma
interpretacao deste trecho acima me leva a crer que o autor
nao descarta a existencia de outros tipos de polimorfismo.

> Resumindo:
> -> Polimorfismo tem a ver com heranca
> -> Polimorfismo tem a ver com fazer:

Como eu disse, muita gente acha que o conceito de polimorfismo
eh um pouco mais abrangente. Repito, ate pouco tempo atras (algumas
horas, talvez), eu nao considerava overloading polimorfismo.
Continuo achando estranho o conceito, mas eu nao diria que eh errado.
Talvez polimorfismo tenha a ver com "muitas formas", o que nao
descarta overloading. Vou perguntar novamente, alguem sabe o que
Bertrand Meyer diz a respeito do assunto?

> Os materiais citados sao propriedade intelectual de seus autores.
> Se alguem ainda tiver duvida sobre esses conceitos basicos da OOP,
> faca um curso da Sun, pq pra isso eles sao bons (aprender Java
> mesmo eh mais complicado...)

Talvez o curso nao seja necessario, ate mesmo porque esta nao
eh uma duvida basica. Eh uma questao conceitual que, ate onde
eu posso ver, esta longe de ser uma unanimidade.

Abraco,

Andre Mendonca