No caso que vc usará EJB vc não deveria preocupar se muito com
performance, EJB é um sistema transacional de alta confiabilidade e
escalabilidade. A performance no caso é de menos. Se vc terá que criar
um sistema transacional, deverá usar Entity Beans, se a sistema usará
somente "select" para listar na tela os dados gravados no rdbms poderá
usar Session Beans.

Um Entity Bean nada mais é que um Object view de uma linha no banco de
dados, eles podem ser ´pooled´ pela container. Há varias maneiras de
aumenta a performance.

Sven