----- Original Message -----
From: "Sergio Oliveira Jr." <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Monday, April 09, 2001 3:58 PM
Subject: Re: [java-list] Usar ou não JAVA??

> "Aplicativos Java para fins corporativos"
>
> Essa frase não está clara, pois pode ser um monte de coisa.
>
> O que está claro pra mim é:
>
> Java é muito bom para aplicações server-side (JSP, Servlet, EJB, etc.).
>
> Java é muito bom para contrução de applets, principalmente se esses
> estiverem assinados digitalmente.
>
> Java não é muito bom para aplicações desktop (Swing, AWT, etc.)

Aqui eu discordo... acho que não se pode falar que java seja ruim para desenvolverver
aplicações desktop, ela pode não ser a opção mais  adequadas em alguns casos (Ok, na
grande maioria..), mas temos que conhecer o contexto do projeto a ser desenvolvido
antes de escolher a linguagem.

Até duas semana atrás eu nunca havia desenvolvido nada usando swing e awt, precisei
desenvolver um programa que recebesse e exibisse streaming media e foi muito fácil
desenvolver em java. Fiquei até impressionado com a facilidade de se programar guis
em java, mesmo sem usar um IDE. Neste caso a opção por java foi bem apropriada, pois
o mais importante para o meu cliente era que o programa ficasse pronto em menos de 1
semana, e não que o programa rodasse em um pentium 166 com 32 Mb.

Acho que se você conhece o seu usuário e sabe em que máquinas ele vai rodar o seu
programa, então você pode dizer se java é bom ou não para um determinado projeto.

> JSP utiliza a arquitetura MVC (mesmo esquema do SWING), que é uma
> arquitetura baseada em tres camadas:
>
> Model: JavaBeans ou EJB
> Controller: JSP ou Servlet
>
> Isso permite uma total separação entre a lógica (business rules) e a
> apresentação (interface). Nenhuma outra linguagem web possui uma arquitetura
> tão clara e eficiente quanto essa. Além disso, JSP não é uma linguagem e sim
> um padrão, o que vai ajudar sua difusão e seu aperfeiçoamento.

JSP e swing não usam MVC intrinsicamente, o programador é que _pode_ optar por usar
MVC. Se ele quiser fazer uma macarronada e fazer a maior bagunça ele também pode...
assim como em C++, VB e várias outras linguagens.

> Quanto a questão JSP x APPLET, cada um possui a sua funcionalidade
> específica. A regra é:
>
> a) Interface Complexa, Muito Interativa ou sistema que utiliza TCP puro
> (Socket) e/ou RMI => UTILIZE APPLETS
>
> b) Interface Simples, Padrão HTML, Não muito interativa, geralmente usada
> para exibir o conteúdo de um banco-de-dados.

Concordo com essa regra no geral. A única observão que eu faço e que no caso a) se
considere o uso de um aplicativo usando o JNLP (WebStart).

Inteh,
Leonardo Bueno.
Leonardo Souza Mario Bueno
Itera - Voice, Wireless & Web Solutions