Title: Java 2 Micro Edition
Tenho conhecimentos em prog. pra Palm e o que acho melhor para as limitações do Palm a codificação em C usando o Code Warrior.
Quais seriam as vantagens de usar Java em uma app. para Palm?
-----Mensagem original-----
De: William [mailto:[EMAIL PROTECTED]]
Enviada em: quinta-feira, 19 de abril de 2001 9:35
Para: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: Re: [java-list] Java 2 Micro Edition

    Estou utilizando a API J2ME CLDC no Palm, desde novembro de 2000, para desenvolvimento de uma aplicação de automação de força de venda. Trata-se de um programa direcionado à B2B tendo como objetivo principal permitir ao usuário (normalmente um vendedor/representante) realizar pedidos de reposição de estoque durante as visitas às empresas.
    Iniciei a utilização com a API 1.0 beta e no momento uso a versão 1.0.2. Foi uma experiência frustante e cansativa porque a documentação existente no início não supria todas necessidades (contudo, atualmente já encontra-se disponível maior volume de documentação e há várias mensagens nos newsgroups da Sun e na Usenet que facilitam muito o desenvolvimento). Além disso, haviam rumores sobre um possível lançamento pela Sun de uma API MIDP para Palm até dezembro de 2000, o que criou muitas expectativas.
    Até o momento, não obtive resultados satisfatórios "para esse tipo de aplicação" no Palm. Dentre as "principais" dificuldades que tive no começo (e ainda tenho) estão:
    1. acesso ao banco de dados muito lento para uma grande quantidade de registros;
    2. códigos-fonte da API não totalmente concluídos (pois tratava-se de uma API versão beta);
    3. vários bugs na API em classes de GUI;
    4. programação de GUI usando Spotlet deixa muito a desejar (a utilização da kAWT resolve um pouco do problema, mas torna o programa muito mais lento, além de não ser uma API oficial);

    Na minha opinião, a API CLDC não é uma escolha ideal para programação de dispositivos Palm. Não conheco ainda o Waba, mas pelo que li até o momento "parece" que é melhor opção do que o CLDC. Talvez seja mais interessante ainda programar usando a API proprietaria da Palm feito em C.

    Para finalizar, se várias pessoas acham que o Java não é a melhor escolha para programação no desktop (o Java brilha mesmo no servidor) o que dirão no Palm; sendo um dispositivo muito limitado que na melhor das configurações "acessíveis" tem um processador de 20MHz, 8 MB de RAM (análogo à um HD de um desktop) e 256 KB de ROM (análogo à memoria RAM de um desktop).