Leandro,

    SOAP se aplica mais a integração entre aplicações do que para separar as camadas
de uma aplicação. Você poderia usar soap para, por exemplo, permitir que um cliente
seu integre o controle de estoque dele no seu sistema de e-commerce... neste caso sim
soap seria bem empregado.

    Dependendo do projeto seu projeto, o melhor seria nem usar componentes
distribuidos e sim beans convencionais..  só faz sentido usar um  container de
componentes distribuidos se você precisar usar os recursos de controle de transações,
segurança, etc. oferecidos por  ele, neste caso você pode usar um app server mais
barato como o orion ou até mesmo o jboss e migrar para weblogic ou outro quando for
necessário.

[]'s,

Leonardo.
Leonardo Souza Mario Bueno