Boa tarde Nelson,

De fato a utilizacao de applets encarreta algumas implicacoes no sistema...
no q se diz respeito a performance(largura de banda da rede)  e tempo de
desenvolvimento... a melhor saida para vc é sem duvida a utilizacao de
JSP-SERVLTES... q complementa totalmente e inovadoramente a utilizacao de
applets... em particular prefiro utilizar applets quando a minha aplicacao
requer utilizacao do componente AWT. Fora isso descarto a utilizacao de
applets... fora as varias regras q precisamos no servidor para rodar
applets, plugins e etc...

Espero ter ajudado...

[]s
Fabiano Carneiro