Fábio, você disse tudo,

Uma aplicação existe independente da tecnologia que será aplicada, pois ela primeiro
necessita ser bem definida e depois implementada.

Aprendi nestes anos de prestação de serviço que o trabalho braçal ( programação ) é
muito valioso, mas o grande valor está na concepção, na criação e o resto ( sem
menosprezo ) é complemento. Qualquer linguagem de programação pode atender um projeto
bem concebido. É como time de futebol, se o esquema tático for bem definido, qualquer
que seja o campo, o horário, o árbitro, a torcida, a bola, etc, o time chega à
vitória. É óbvio que os jogadores devem estar bem treinados e em boa forma física, mas
eles sempre serão orientados pelo técnico.

Já vi ótimos aplicativos feitos em VBA-Excel e VBA-Word, funcionando, e já vi péssimos
aplicativos feitos em Java e VB que, por falta de análise, funcionavam a meia-boca.

Nós sempre sabemos a quantidade de tempo que gastamos para construir o código de um
algoritmo simples e de um complexo. Assim fica fácil valorar $$$$ a parte de
programação. Mas o difícil é prever quanto tempo vamos gastar para entender o negócio
e fazer uma analise e prototipação perfeitas. É nesse ponto que fica difícil valorar
$$$ o nosso trabalho.

Uma dica é colocar a experiência em prática e valorar o trabalho baseado em outros que
já foram efetuados. A margem de erro, ou prejuízo, é menor.

Carlos