> Desculpe contradize-lo. Uma applet pode acessar qualquer coisa. Lembre-se
> que uma applet pode acessar um servlet engine por HTTP e o servlet
atendido
> pelo servlet engine pode acessar um banco de dados em uma outra máquina.

Rodando sob um browser, um "applet não certificado" não pode acessar
qualquer recurso que possa comprometer a integridade da máquina aonde ele
está rodando: disco rígido, qualquer tipo de arquivo, incluindo BD, memória,
etc.

É importante salientar que esse recursos referem-se ao cliente, e não aonde
o applet está hospedado. Acho que por isso gera alguma confusão: nem o
servlet engine nem o BD estão no cliente, mas o applet consegue "falar" com
o servlet engine e por aí vai...

Imagine um applet feito por alguem mau-itencionado rodando na tua máquina.
Se ele pudesse acessar qualquer coisa, não precisava nem de virus.

> o Banco Postal,  usa uma
> applet CERTIFICADA que acessa por HTTP Brasília

Para TESTAR um applet não certificado que acessa qualquer recurso use o
appletviewer. Mas você só vai ficar nos testes.

Roberto Tatemoto