Strings sao imutaveis sim, e acho q ateh na versao 1.4.

axo q o teste q mais vale a pena eh o do Vector

qdo vc adiciona um objeto em um vetor, na verdade vc estah armazenando uma
referencia ao objeto, certo? entao... olhem o exmeplo:

Vector v = new Vector();
String numero_um = "1";
v.add(numero_um);
// aki eu criei um objeto string e adicionei uma referencia dele no vetor

numero_um = "2";
// mudei o conteudo da variavel
// a referencia ao objeto continua a mesma... isso deveria mudar o valor da
string adicionada no vetor?

String valor_do_vetor = (String) v.elementAt(0);
// e agora? o q tem dentro? 1 ou 2 ?

System.out.println("numero_um: "+numero_um);
System.out.println("valor_do_vetor: "+valor_do_vetor);

// saida:
numero_um: 2
valor_do_vetor: 1

???? como isso??? a classe String eh imutavel, toda vez q vc cria uma
string, ela eh alocada num lugar diferente na memoria. o q tava antes,
continua lah, sendo considerado lixo de memoria. o garbage collector vai se
encarregar de limpar... o vetor continuou fazendo referencia àquela posicao
da memoria. e qdo vc alterou o valor da variavel 'numero_um', este valor foi
alocado em lugar diferente, nao alterando a referencia q o vetor faz.

por isso q se recomenda a utilizacao de StringBuffer pra fazer concatenacao
de Strings... :D

o lance do if, a comparacao tah errada. como String eh um objeto, nao se
deve comparar usando ==, e sim o equals();

valor[0] = rs.getString("nome");
valor[1] = rs.getString("tipo");

println("vou chamar o if");
if("A".equals(valor[1])) { // pq isso? evitar NullPointerException
   println("tipo = A");
   valor[1] = "Aluno";
}

axo q eh isso...
abraços

Abraços, Bruno

Programador Java Junior, 19 anos.
Email: [EMAIL PROTECTED]
#UIN: 8584744

Yahoo! PageBuilder
O super editor para criação de sites: é grátis, fácil e rápido.
http://br.geocities.yahoo.com/v/pb.html