verifique se todos os usuários compartilham a mesma conexão com o banco, o motivo pode ser este.

  Glauco Cesar de Castro <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

-----Mensagem original-----
De: Glauco Cesar de Castro [mailto:[EMAIL PROTECTED]]
Enviada em: Wednesday, August 28, 2002 18:23
Para: Java List ([EMAIL PROTECTED]); [EMAIL PROTECTED]
Assunto: Concorrencia

Ola para todos na lista.

Estou com um problema serio aqui. Tenho uma aplicacao desenvolvida em
JSP, que acessa varias classes em Java (negocio) que acessa outras
classes de persistencia e que vai ate o banco. Quando acesso o sistema
com um usuario, ele entra e sai sem problemas, executando todos os
passos. Mas se faco um teste de stress, com cinco usuarios por exemplo,
esta ocorrendo um erro de concorrencia de acesso. Ainda nao consegui
determinar aonde esta o erro, mas fazendo alguns debugs com o velho
out.println() consegui ver o seguinte:

em determinada classe eu tenho um select e faco um loop nesse select.
Acontece que no meio do loop, outro usuario faz a mesma requisicao e por
algum motivo, ele executa antes da primeira chamada, fechando o cursor.
Quando o primeiro que chamou vai tentar fechar o cursor, ele fala que ja
foi fechado. Nao sei se eh realmente esse o problema, estou chutando,
mas acho que isso esta fazendo com que o sistema se perca, nao
conseguindo dar retorno e ocorrendo time out no aplicativo de stress.

Outro detalhe. Monitorando o banco, eu constatei que alguns cursores
estao ficando abertos. Se executo o sistema com apenas um usuario,
direitinho, ele abre e fecha tudo. Mas se existe usuarios concorrentes,
os cursores permanecem abertos.

Por acaso alguem ja passou por algo parecido? Como eh que o java trata
esse tipo de coisa?

OBS: Ja constatei que o problema nao e o "web server", pois ja tentei
com o tomcat, jrun, tomcat com IIS, Resin, HTTP Server da oracle e todos
dao o mesmo problema.

Obrigado por qualquer ajuda,
Glauco

http://www.soujava.org.br - Sociedade de Usuários Java da Sucesu-SP

Yahoo! PageBuilder - O super editor para criação de sites: é grátis, fácil e rápido.

Responder a