From: Roberto Hideki [mailto:[EMAIL PROTECTED]]
Sent: sexta-feira, 6 de setembro de 2002 09:27
To: [EMAIL PROTECTED]
Subject: Re: [java-list] Parser XML-DTD

Fernando,

Uma DTD serve para validar o conteudo do XML. Define a estrutura de dados e
opcionalmente o seu conteudo.

Exemplo, uma tag que contém data:

 <dataDeHoje>35/98/2002</dataDeHoje>

Em termos de XML isto está correto. Vc. pode definir uma DTD para que o XML
seja construido corretamente dentro das regras possíveis de uma data.

Um parser (JAXP, JDOM, Xerces, etc) vai gerar um DOM, SAX ou XSLT baseado
nas regras definidas pelo DTD. Se o XML não estiver de acordo com a DTD, o
parser vai gerar uma exception.

Eu estou estudando o XML Schema (XSD),  que tem o mesmo proposito da DTD,
mas é mais atual e tem uma série de vantagens sobre o DTD: é mais flexivel;
pode-se definir novos tipos de dados, e (acho que a maior vantagem) e´
escrito em XML mesmo, etc., etc...

Pra falar a verdade não sei nem como é a estrutura de uma DTD.

O programa anexado le um XML, valida contra uma XML Schema (XSD), faz um
parse no XML e me devolve um DOM. Depois ele só da uns display do conteudo
do DOM.
Para testar precisa baixar o Xerces2.0:
http://xml.apache.org/xerces2-j/index.html

Serviu para eu entender como trabalhar com um XML "parseado" em um DOM
(Document Object Model).

Entre no site http://www.w3schools.com/ que tem uma serie de tutorial sobre
XML, DTD, DOM, XSD. É bem basico, mas muito interessante.

Eu tenho um tutorial sobre o XSD, mas tem uns 2 MB zipado. Eu não anexei
porque acho que vai entupir a lista. Se Vc.quiser posso mandar direto pro
teu e-mail.

Roberto Tatemoto