Francis,

Não tenho subsidios para dizer qual o mais usado. Mas vai alguns detalhes
que eu observei:

1) O Jaxp que vem com o Java 1.4 nao validou XML usando o XML Schema. Tive
que usar a implementação do Xerces2. Não sei se fiz alguma coisa errada.

2) O Xerces é um projeto do Jakarta, e tem implementações para o C++, e
esta´na versão 2.

3) Tanto o Xerces como o Jaxp, tem as APIs implementadas de forma semelhante
para gerar um DOM, de acordo com as interfaces do package org.w3c.dom.

4) No JDOM, as APIs são mais simples, e segundo a documentação cobre 80 %
das necessidades usuais de um programa que processa um XML. Na classe
Document, por exemplo não tem o metodo getElementsByTagName(), que permite
pegar um elemento direto.

5) A estrutura do DOM é mais complexa que o JDOM, mas isto é uma
especificação do package, e não dos parsers que geram o DOM.

Dentro de tudo isso, atualmente eu estou usando o Xerces. Talvez as novas
versões do Java venha com um Jaxp melhor implementado.

Roberto

3) No JDOM

> Roberto, dentre estes parsers que vc listou (Jaxp, JDom, Xerces) qual
desses é mais usado hoje em dia?