O servlet poderia ser mais rapido se vc o escrever direto com uma logica
mais otimizada que a da tradução do JSP. Mas só nesse aspecto, pq a
tradução de JSP pra servlet (e a compilação dessa) só é feita na primeira
execução de um jsp. Quando vc substitui um jsp por uma versão mais nova
ele tb é traduzido e compilado novamente, mas assim como antes, somente na
primeira chamada.

Paulo Marcio
Programador
Arcadian Tecnologia S/A