Rubens,

Para instalar o JasperReports eu precisei apenas
baixar o arquivo, descompactá-lo e incluir os arquivos
no diretorio lib e no diretorio dist no CLASSPATH.

Agora com relação ao editor eu usei uma vez o
jasperedit (www.sourceforge.net) e me pareceu muito
bom.

Rafael

 --- Rubens Pereira da Silva <[EMAIL PROTECTED]>

http://jasperreports.sourceforge.net/quick.how.to.html
> e http://www.jfree.org/jfreereport/index.html

=====
  Rafael José Peres Correia