Caro,

Sim e muito mais barato manter um servidor(pago) fora da empresa do que ter um. Mas Todas as empresas que tenho contrato, dão preferência a arquivamento e segurança. Arquivamento e fundamental para estas. Acaba no final das contas tendo manter um servidor próprio para arquivamento e backup.

Soluções são muitas, mas qual e a ideal? Empresas comerciais e jurídicas tem como característica utilizar o E-mail para fechamento, consultas e envio e recebimento de propostas. Não e aconselhável manter ou deixar a cargo de terceiros a entrega, recebimento ou arquivamento da sua base de dados. Os e-mails para estas empresas passa a ser documentos importantíssimos que podem ser necessários a qualquer tempo.

Sabemos que o sistema SMTP não e um sistema seguro, mas tem alguns detalhes que ajuda em muito a sua segurança. O Uso de servidores SMTP e IMAP com SSL. Não ativar servidor POP. Manter o IMAP somente para rede interna. Caso seja necessário o uso de e-mail fora da paredes da empresa usar um tipo de Webmail em servidor SSL. Usar um Proxy de SMTP, este com antivírus(A) e anti-spam. No servidor SMTP(B) que esta debaixo do (A) usar outro tipo de antivírus. Para se ter certeza que o Proxy SMTP não vai filtra algum e-mail esperado. Utilize uma caixa temporária onde todos estes e-mails filtrados, até mesmos com vírus sejam arquivados no primeiro servidor, pelo tempo que achar suficiente . Crie regras para notificações de que a E-mails neste caixa temporária. Crie regras para marcar e-mails com SPAM ,Vírus e alterar a terminação dos anexos. E claro um sistema de Backup confiável e automático, de preferência a backup diários.

E claro que não 100% seguro mais confiabilidade passa a ser alta.

Em relação a custo, bem vai depender do olho grande do Administrador :)
É MUITO mais barato que um sistema Microsoft que não vem com quase nada de segurança.
O custo do link vai depender da região onde este sistema vai ser instalado.
Em São Paulo a AJATO tem um plano muito bom para quem quer ter um sistema SMTP outro tipo de servidor com IP fixo, que não e pego por estes filtros de bloqueio de IP de ISP. No rio o Virtua também tem, mas este eu não posso afirmar que a faixa de IPs Fixos deles esta fora da lista Negra de alguns. Em outros estados eu não sei, mas deve ter opções.

Andre

Cleyton Luiz Scherer wrote:

Eu não estou propondo que a empresa contrate um link dedicado carrissimo, você quem disse isso. O que eu acho, é que a meioria dessas empresas que não tem necessidade de um link maior, pode manter o seu servidor de e-mails em um servidor fora da empresa. E olha que fica mais barato do que ter servidor de e-mail próprio.

---------------------------------------------------------------------------
Esta lista é patrocinada pela Conectiva S.A. Visite http://www.conectiva.com.br

Arquivo: http://bazar2.conectiva.com.br/mailman/listinfo/linux-br
Regras de utilização da lista: http://linux-br.conectiva.com.br
FAQ: http://www.zago.eti.br/menu.html

Responder a