PessoALL:

Na semana passada solicitei a seguinte informação aos colegas:

(i) é possível/permitido aos alunos de pós da sua universidade
escreverem suas dissertações/teses total/parcialmente
em inglês/outra língua?

(ii) qual a norma interna específica que regula isto, em cada caso?
(link para a norma? texto da norma?)

Agradeço o feedback recebido de alguns colegas, mas a verdade é que
recebi POUCAS respostas (mais especificamente, de apenas 18 pessoas),
especialmente respostas que contemplassem o item (ii), ou que
substanciassem em mais detalhe as asserções sobre (i).  Antes de
veicular o resultado desta enquete aqui na lista gostaria, se me
permitem, de repetir a questão e esperar mais alguns dias por mais
respostas.

Respostas por favor OFF-LIST.
Agradeço mais uma vez a atenção.

João Marcos


---------- Forwarded message ----------
From: Joao Marcos <[EMAIL PROTECTED]>
Date: 2008/9/11
Subject: OFF TOPIC - dissertações/teses em inglês (solicito informação
aos colegas)
To: Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área
de LOGICA <[email protected]>


Caros colegas:

Diversas universidades brasileiras possuem regras que dificultam ou
impedem os nossos alunos de pós-graduação de escreverem seus trabalhos
de conclusão EM INGLÊS.  Normalmente a regra é justificada por um
argumento "patriota" qualquer envolvendo a língua portuguesa e a
unidade e a soberania nacionais, mas todos sabemos que um dos efeitos
disto é tornar a ciência produzida aqui no Brasil "protegida" da
crítica externa de quem realmente produz ciência de impacto mundo
afora.  Curiosamente, na maior parte das universidades de Portugal, em
particular, bem como em muitos outros países desenvolvidos e
produtores de ciência de todo o globo, a regra é justamente *escrever
em inglês*, sempre que "pertinente" e "possível"...

Bom, mas esta mensagem não é uma provocação, mas sim um *pedido*.
Independente de vocês concordarem ou não com o que eu afirmo acima,
gostaria de solicitar aos colegas brasileiros que me contassem um
pouco sobre a realidade acadêmica em suas universidades, respondendo
aos 2 itens abaixo:

(i) é possível/permitido aos alunos de pós da sua universidade
escreverem suas dissertações/teses total/parcialmente em inglês/outra
língua?

(ii) qual a norma interna específica que regula isto, em cada caso?
(link para a norma? texto da norma?)

Observo que em *muitos* casos a suposta "proibição" de se escrever em
inglês não existe como norma escrita, mas está apenas na cabeça das
pessoas (daí a importância da resposta ao item (ii) acima).

Estarei coletando informações nos próximos dias, e divulgarei o
resultado mais tarde aqui na lista.
Respostas por favor OFF-LIST.
Agradeço antecipadamente a atenção.

João Marcos

-- 
My homepage:
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a