Colegas,

Eu tenho uma opinião bastante heterodoxa sobre direitos autorais. Acho 
que deveríamos aproveitar a imaterialidade e o trânsito instantâneo da 
informação digital para acabar com o materialismo (desculpem o 
trocadilho) que envolve o negócio editorial.
Certamente não somos nós (os autores acadêmicos) os maiores prejudicados 
com a livre circulação de nossas produções. Muito ao contrário. Nossa 
"moeda" é o reconhecimento dos pares. Um leitor novo, uma citação, uma 
indicação bibliográfica a algum aluno, tudo isso vale muito mais para um 
autor do que alguns centavos a mais de direitos autorais em sua conta 
bancária. Inclusive do ponto de vista financeiro. Basta pensarmos um 
pouco para perceber. Mesmo se ultrapassamos nosso próprio ponto de vista 
(o do autor), é bastante claro ver que a livre circulação de nossas 
obras faz muito mais bem do que mal. Amplia o conhecimento!
Na minha opinião, a fórmula editorial acadêmica atual é do milênio 
passado e precisa mudar. Nossa posição nos impõe certas 
responsabilidades com relação a este assunto e, a meu ver, uma certa 
desobediência civil é a mais honesta expressão desta responsabilidade.

Saudações,
Daniel
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a