Colegas, Eu tenho uma opinião bastante heterodoxa sobre direitos autorais. Acho que deveríamos aproveitar a imaterialidade e o trânsito instantâneo da informação digital para acabar com o materialismo (desculpem o trocadilho) que envolve o negócio editorial. Certamente não somos nós (os autores acadêmicos) os maiores prejudicados com a livre circulação de nossas produções. Muito ao contrário. Nossa "moeda" é o reconhecimento dos pares. Um leitor novo, uma citação, uma indicação bibliográfica a algum aluno, tudo isso vale muito mais para um autor do que alguns centavos a mais de direitos autorais em sua conta bancária. Inclusive do ponto de vista financeiro. Basta pensarmos um pouco para perceber. Mesmo se ultrapassamos nosso próprio ponto de vista (o do autor), é bastante claro ver que a livre circulação de nossas obras faz muito mais bem do que mal. Amplia o conhecimento! Na minha opinião, a fórmula editorial acadêmica atual é do milênio passado e precisa mudar. Nossa posição nos impõe certas responsabilidades com relação a este assunto e, a meu ver, uma certa desobediência civil é a mais honesta expressão desta responsabilidade.
Saudações, Daniel _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
